Diretrizes para Autores
INFORMAÇÕES GERAIS:
Todos os textos submetidos para a RPPD, independentemente da seção, devem estar nos formatos de arquivo DOC [.doc] e obedecer ao seguinte padrão geral de formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, espaçamento 1,5. Margens: superior: 2cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 2,5cm. Abaixo constam as diretrizes específicas para cada seção da revista.
Os tabalhos devem ser, obrigatoriamente, inéditos e não ser simuntaneamente submetidos à outro periódico. A revista não publica trabalhos com mais de quatro (04) autores.
1. Artigos e resenhas devem atender às seguintes diretrizes:
a) Limites (incluindo elementos pré e pós-textuais): Entre 15 e 25 páginas para artigos, entre 3 e 5 páginas para resenhas. As resenhas devem ser de obras publicadas em até 4 anos passados.
b) Formato dos arquivos: DOC (desde que não ultrapassem o limite de 8MB)
c) Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, em conformidade com o atual acordo ortográfico.
d) Os textos não devem conter palavras em negrito ou sublinhadas. Subtítulos devem constar em Caixa Alta (CAPS LOCK). As palavras estrangeiras utilizadas devem estar em itálico.
e) As notas de rodapé devem ser substantivas e não bibliográficas, dizendo respeito a informações e/ou comentários complementares. Devem ser colocadas no rodapé da página respectiva, na fonte Times New Roman, tamanho 10.
f) Quadros, tabelas e gráficos deverão estar em acordo com as seguintes normas: o número e o título do quadro ou da tabela vêm acima do objeto e a fonte vem abaixo do objeto, em tamanho 10, conforme o seguinte exemplo:
Quadro 1: Título
Fonte: AUTOR (ano: página)
Obs.: Gráficos devem ser apresentados como figuras, seguindo as normas da ABNT, com a numeração, o título e a fonte constandoabaixo do objeto, conforme o exemplo:
g) As resenhas devem ter em seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os seguintes dados: título, autor, editora, ano, número de páginas e ISBN.
1.1 Normas para citações diretas e indiretas
a) Apresentar a fonte das citações diretas e indiretas imediatamente após a citação, no corpo do texto, conforme o seguinte modelo: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação, página em que se encontra a referência). Exemplo: (FERNANDES, 1980, p.20). Em caso de duas obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano, distingui-las conforme o exemplo: (FERNANDES, 1980a, p. 35; FERNANDES, 1980b, p.210).
b) Citações diretas de até 3 linhas devem constar entre aspas, com a mesma formatação do restante do texto. Já as citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, fonte tamanho 10 e espaçamento simples.
c) No caso de homepages ou web sites cujo autor não é identificável, indicar o endereço eletrônico no corpo do texto entre parênteses. Exemplo: (www.usp.br/sibi). Não se esquecer de colocar a referência completa na bibliografia final.
d) Indicar supressão de partes do texto nas citações diretas com reticências entre colchetes [...].
e) Citações diretas de fontes em língua estrangeira devem ser traduzidas para a língua portuguesa.
2. Sequência dos elementos pré e pós-textuais
2.1. Elementos pré-textuais
a) Título em português.
b) Resumo em português com, no máximo, 250 palavras,
c) Palavras-chave em português, separadas por ponto final.
2.2. Elementos pós-textuais
a) Referências bibliográficas.
b) Glossário, apêndices e anexos (se necessário).
3. Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas completas devem constar no final do artigo, conforme os seguintes exemplos:
Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, Ano de publicação
Ex.: GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade. São Paulo: UNESP, 1992.
Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador(org). Título do livro. Cidade: Editora, ano de publicação.
Ex.: BALÁZS, Bela. A face das coisas. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do Artigo. Título do Periódico, Programa ao qual pertence (quando for o caso), Cidade, volume, número, páginas do artigo, ano.
Ex.: BRUNI, José Carlos. A Água e a vida. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, v.5, n.1, pp.53-65, 1993.
Em caso de periódico online, acrescentar no final: Disponível em <endereço eletrônico>. Acesso em dia, mês e ano.
Ex.:VICENTE, Décio Soares. O pensamento sustentável. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v.12, n.34, pp.45-87, 2013. Disponível em < http://www.cchla.ufpb.br/rbse/>. Acesso em 02 mai. 2013.
Textos em jornais e revistas: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal/revista. Local, data (dia, mês, ano).
[Ex: MIRANDA, R. Anões que fazem gigantes. Gazetas do povo. Curitiba, 03/06/1990.]. No caso da não existência de autor utilizar o título da matéria como referência para nomeação e seguir os demais fatores normalmente.
Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, Nome, Título do trabalho. Ano, número de folhas. Tipo de trabalho (grau atingido) – Universidade, Faculdade, Cidade.
Ex.: BERNAVA, Cristian Carla. Violência e feminino no cinema contemporâneo. 2010. 213f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo.
Atenção: no arquivo não deve contar o nome do autor ou qualquer elemento que possa identificá-lo.