O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA DA DIALOGICIDADE EM UMA PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO

Jucicreide Gerônimo Da Silva, Cristiano de França Lima

Resumo


O presente artigo resulta de um projeto de pesquisa sobre educação popular e movimento social promovido pelo Núcleo de Pesquisa Outras Economias no estado de Pernambuco. Busca colaborar com a reflexão acerca da corporificação, no cotidiano de uma Organização Não- Governamental (ONG), do princípio da dialogicidade da educação popular, por meio de uma análise bibliográfica sobre a temática, além da pesquisa descritiva e qualitativa mediante de um estudo de caso. Especial destaque é dado às relações estabelecidas entre as integrantes da ONG, tornando-se crucial perceber as contradições, as controversas e os dissensos que permeiam as práticas socioeducativas dos movimentos sociais em sua organicidade interna. O percurso metodológico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa em causa aproximou-se do método de Estudo de Caso Alargado (Extend case method), que se encontra na chamada ciência reflexiva à etnografia. A observação participante periférica foi a abordagem metodológica escolhida, visto que foi estabelecido um determinado grau de implicação com o terreno, no intuito de captar a visão de mundo dos sujeitos. Enquanto resultado desta pesquisa, foi possível concluir que os princípios da educação popular – aqui destacamos o axioma dialogicidade – são, por vezes, bastante subvertidos na cotidianidade de movimentos sociais e ONGs. Subversão essa que se torna condição limite para o desenvolvimento de práticas socioeducativas enquanto educação libertadora e práxis (ação transformadora).

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